quarta-feira, 30 de abril de 2008
UM NOVO PARADIGMA NA ERA TECNOLÓGICA
1.Características no velho paradigma:
O professor lia os assuntos das matérias que eram dadas para o aluno;
As aulas eram expositivas e quase lidas sempre ;
O aluno é passivo, receptor de conteúdos e aprende o que o professor quer e ensina;
Sala de aula tradicional, os alunos não pode conversar, tem que aprender e repetir o que escutou ou aprendeu;
O aluno aprende o que o professor sabe e fica nisso, não pesquisa.
2.Características do novo paradigma:
O professor apenas orienta o aluno;
Estimula o aluno a s interessar por pesquisas, para despertar sua curiosidade;
O aluno é autônomo para aprender, capaz de formar seus próprios conceitos;
Sala com ninguém isolado, onde há cooperação entre todos;
Há trocas de experiências entre professor e aluno onde ambos aprendem juntos.
3. No novo paradigma muda a atuação do professor:
Faz com que ele mude de visão, mude seus métodos de ensinar e não passe tudo o que sabe apenas, mas que incentive o aluno a pesquisar, a ser autônomo, estimule-o, oriente-o.
4.Exemplos do velho paradigma:
No primário, (ensino fundamental), o professor em sala passava o que sabia e ficava nisso, era só não tinha outras formas;
No ínicio do ensino médio também não podiamos conversar, tinhamos que sentar em fileiras e aprender tudo o que era passado, não havia pesquisas.
Exemplos do novo paradigma:
Na Universidade, os professores passam os conteúdos, ou temas e pedem para o aluno pesquisar mais sobre;
O projeto de pesquisa também é um exemplo, escolhemos o tema e somos estimuladas, incentivadas a buscar mais, pequisar mais.
5. Devemos dar autonomia aos alunos, liberdade para trabalharem nas aulas de inforática. Incentiva-los a buscar o novo, pesquisar, buscar mais conhecimentos sempre, claro que aulas com responsabiliade, cuidar para não tornar as aulas tradicionais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Muito bom, percebi que refletiram sobre o texto, porém, poderiam ter explicado melhor como agiam os professores mencionados na questão 4. Na questão 2, precisam cuidar quando vocês escrevem "o professor 'apenas' orienta o aluno", pois na verdade, o professor passa a ser orientador da aprendizagem, mas ele não apenas orienta o aluno, mas também incentiva, indaga, questiona, instiga o aluno a buscar.
Espero que como professoras vocês possam trabalhar guiadas pelo novo paradigma, buscando fazer a diferença.
Postar um comentário