sexta-feira, 14 de março de 2008

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

Neste editorial apresentaremos a nossa visão sobre a educação e inovação tecnológica. Sendo que é importante o assunto da informática na educação tecnológica, pois está sendo inserida nas escolas e em forma de comunicação através das redes.
Antigamente a comunicação entre as pessoas era demorada, através de cartas, telégrafo..., atualmente a comunicação está rápida, instantânea, e o movimento de transformações científicas e tecnológicas se manifestam com mais intensidade.
As novas formas de comunicação fazem com que aconteça interações entre culturaas diferentes, cultura global X cultura local. É importante que a escola ensine a cultura local para as crianças, para que elas compartilhem na internet com outras crianças, interagindo e não perdendo a sua.
O objetivo principal da educação é cidadania, para formar cidadãos críticos que saibam dos direitos e deveres que prepare-os para o trabalho.
No entanto, é necessário que os professores tenham formação, conhecimentos na informática. O Proinfo passa recursos para a implantação de salas de informática, mas não dá manutenção, suporte. As crianças vão para as salas, mexem, tem curiosidade e as vezes estraga as máquinas e então a escola tem que pagar concertos, sem ajuda do governo.
As tecnologias serão inseridas nas escolas, sem a preocupação de como serão utilizadas e a falta de professores para atuar com a informática está cada vez mais difícil.
Por isso o objetivo da educação que é incentivar à cidadania e a preparação para o trabalho, faz com que ocorra a transformação do sistema educacional e ocasionalmente a transformação do professor, pois as crianças não estão a procura de respostas mas sim de perguntas.

Um comentário:

Caroline Guedes disse...

E o que vocês pensam com relação a estas idéias apresentadas no editorial? Por exemplo, hoje a comunicação está mais rápida, mas será que todos têm acesso as tecnologias que agilizam a comunicação? Qual é a relação entre o uso das tecnologias e o fato das crianças hoje não buscarem mais respostas, mas desejarem fazer perguntas?

No texto vocês reproduziram apenas as idéias que sintetizamos durante as discussões em sala, mas vocês não se posicionaram, não emitiram a opinião de vocês a respeito destas questões.