sexta-feira, 28 de março de 2008

Roteiro para planejamento de aula usando site educativo

Idade das crianças - 4 e 5 anos
Duração da atividade - duas horas
Objetivos específicos - a criança deverá reconhecer as sombras dos personagens e passar de níveis;
identificar os numerais e os espaços a serem preenchidos de acordo com os números;
ilustrar a história ouvida, em uma folha A4 e colorir.
Linguagens/conteúdos - ludicidade, artes, jogos, atividades, músicas e trabalhar histórias infantis
Ação educativa - abrir o site-clicar em jogos- as formas de sombras do tigrão- jogar- começar- clicar nas imagens e arrastar até a sombra correspondente e continuar até acabar o primeiro nível;
clicar em música- pooh e seus potes de mel musicais- escolher um dos cenários para iniciar- pular- clicar em qualquer pote com os números e arrastar até o desenho em cima do número correspondente, assim irá colorir os cenários;
clicar em histórias- clicar no nome da história escolhida- ouvir e clicar em passar para a próxima página e ajudar os personagens conforme a história é contada, e ilustrar a história em uma folha A4 e colorir.
Avaliação - através de observação e da realização das atividades durante a aula
Materiais didáticos - computador, mouse, histórias do pequeno problema do leitão, jogos - as formas de sombra do tigrão, músicas- pooh e seus potes de mel musicais, folha A4, giz de cera, lápis preto.
Endereço do site - http://www.disney.com.br/

sexta-feira, 14 de março de 2008

A ESCOLA QUE QUEREMOS


Esta criança ao lado de uma árvore
representa o desenvolvimento e o
crescimento.

A ESCOLA QUE TEMOS





EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

Neste editorial apresentaremos a nossa visão sobre a educação e inovação tecnológica. Sendo que é importante o assunto da informática na educação tecnológica, pois está sendo inserida nas escolas e em forma de comunicação através das redes.
Antigamente a comunicação entre as pessoas era demorada, através de cartas, telégrafo..., atualmente a comunicação está rápida, instantânea, e o movimento de transformações científicas e tecnológicas se manifestam com mais intensidade.
As novas formas de comunicação fazem com que aconteça interações entre culturaas diferentes, cultura global X cultura local. É importante que a escola ensine a cultura local para as crianças, para que elas compartilhem na internet com outras crianças, interagindo e não perdendo a sua.
O objetivo principal da educação é cidadania, para formar cidadãos críticos que saibam dos direitos e deveres que prepare-os para o trabalho.
No entanto, é necessário que os professores tenham formação, conhecimentos na informática. O Proinfo passa recursos para a implantação de salas de informática, mas não dá manutenção, suporte. As crianças vão para as salas, mexem, tem curiosidade e as vezes estraga as máquinas e então a escola tem que pagar concertos, sem ajuda do governo.
As tecnologias serão inseridas nas escolas, sem a preocupação de como serão utilizadas e a falta de professores para atuar com a informática está cada vez mais difícil.
Por isso o objetivo da educação que é incentivar à cidadania e a preparação para o trabalho, faz com que ocorra a transformação do sistema educacional e ocasionalmente a transformação do professor, pois as crianças não estão a procura de respostas mas sim de perguntas.